Páginas

terça-feira, 19 de maio de 2009

Palhaços x Clowns

Esse post é o recorte de opiniões discutidas dentro de um tópico, que tem o mesmo nome do título, na comunidade Clown Brasil. Tem comentário de palhaço, clown, clownlhaço e palhown.

Nós não nos debruçamos sobre as convicções e dúvidas dos outros com indiferença, nós aprendemos. A Cia Trampolino tem cabeça aberta e linhas de trabalho diversas que permitem o fortalecimento da mente, espírito e corpo.

Seguem alguns comentários:

Palhaços versus Clowns

Se são diferentes, quais são as diferenças?

é a mesma coisa... essa parada q palhaço é chato e clown é legal ta na cabeça de cada um.... é tudo a mesma coisa!

Moda???

Porque as pessoas gostam de falar que fazem CLOWN??? Meu... tem medo de assumir que é PALHAÇO???

Um dia um clown estava apresentando no meio da rua, aí o público foi juntando, juntando e, no final do espetáculo, já tirando a maquiagem, um senhor tímido, encolhido, daqueles veinho, sem dentinho, todo risonho em sua timidez, disse ao artista:

- O sinhô é o maió paiaço que eu já vi.

Aí ele entendeu tudo.

clown...é palhaço em inglês não é mesmo? mas...essa estória que clown e palhaço são duas coisas diferentes é muito latino americano acho que só aqui mesmo que existe uma diferença...acho que não importa muito a nomenclatura. O negocio é ser verdadeiro e se divertir!!!

o que posso dizer q sei, é q o clown tem uma essência de "representar" aquilo que o artista é e sente, ele está representando aquilo q ele vive, expondo seus sentimentos e sua vida ao publico. O palhaço ele representa e faz o publico rir sem se preocupar em expor o artista, ele está apenas representando um papel.

ninguém conseguirá conceitualizar esse espírito débil que move os "poetas patetas gripados" ou os "ignóbeis ignorantes risonhos" dêem o nome que quiserem!

eta lere um e in ingreis e o otro em portugueis

O termo clown está caindo em desuso em São Paulo, existem movimentos nesse sentido. Há uma vontade de resgatar o significado do palhaço (a inserção do conceito clown ja serviu a seu propósito, é uma proposta datada).

Certa vez, chegou um homem em um psicólogo. Tímido, retraído, sentou-se diante do grande médico de almas.

-O que você tem? - perguntou o médico.

-Sabe o que é, doutor? - a voz do homem era baixa e frágil. - É que eu tenho um jeito estranho no peito. Nada me alegra, nada faz meu coração se sentir em paz. Não tenho motivos pra viver. Resumindo, não sou feliz.

-Sabe, estive pensando aqui ao observá-lo. Não vou nem te cobrar a consulta. Vou apenas lhe dar uma sugestão. Aqui na cidade há um circo muito bom. Lá existe um Palhaço, o melhor que já vi em toda minha vida. Não há tristeza que não fuja do coração diante daquela figura. Vá até lá. Garanto que o senhor vai gostar muito.

0 homenzinho levantou-se de onde estava encolhido, com o chapéu debaixo do braço.

-Não posso ir a esse circo, doutor - disse, pouco antes de atravessar a porta e sumir em uma das esquinas da vida.

-E por quê? – perguntou o doutor de almas.

O homem suspirou.

-Porque o Palhaço desse circo sou eu.

Essas variações que alguns estão dando se referem, principalmente, à linguagem particular ou espaço utilizado por cada artista que trabalha o clowlhaço (mesmo assim, com uma variedade e com inúmeras exceções, típicas da multiplicidade do mundo moderno...).

Vamos atrás de nossas verdades íntimas, ver como isso se estabelece e funciona com o público, vamos nos aprimorar tecnicamente, e acreditar no que fazemos... conhecer a história desses seres arquetípicos e, ao invés de gastar energia na discussão entre se joão é palhaço ou clown, pensar se seu trabalho funciona com o público, se é digno de pertencer à história dos palhaços e se está em um bom e verdadeiro caminho...

O que importa é estar dentro de nós!

Em minha ignorância penso que o clown é aquele ser que você descobre dentro de você, que pode ser triste, alegre ou outra coisa.

O CLOWN não é um personagem, eh o mais íntimo do ator de forma dilatada...

Nossa arte esta voltada pro público, então proponho o seguinte, ponha seu figurino, maquiagem e nariz e vá a frente do publico e perguntem: o que eu sou???...se eles disserem palhaço!!!! assumam, pois duvido que eles dirão clown...se por acaso eles disserem Clown, é que vc está se apresentando numa escola de teatro...

Aí galera, não acredito q ainda possa existir pessoas discutindo sobre esta diferença. Pessoal o q diferencia um do outro é somente seu nome. Até pq se for falar de metodologia de trabalho e dermos uma pequena passeada pelos clowns do mundo, vamos perceber q formas diferentes de trabalho não vão faltar. Precisamos deixar de criar folclores e nos importar de fato com o q interessa, como por exemplo: a importância q essa figura tem para a humanidade, mesmo com seus diversos nomes.

Mas vejo que a diferença maior está na criação do personagem:

Os PALHAÇOS em geral não são dotados de todos os sentimentos, pelo menos o que eu conheço. E por isso não provocam todos os sentimentos no público, limitando-se aos risos. O palhaço por exemplo não desperta no público um sentimento de COMPAIXÃO, e nem tem condições de fazer isso pois nem o seu personagem, nem o seu figurino não lhe permitiria.

SÃOS CARACTERISTICAS DOS PALHAÇOS - IRONIA, SARCASMO, FALSIDADE.

O CLOWN - Em geral dotados de todos os sentimentos humanos, ao mesmo tempo se torna capaz de provocar todos os sentimentos no público. O seu personagem é um ser social, capaz de se apaixonar, ter compaixão, raiva e etc...

AI JIZUIS GENTE... A RESPOSTA É SIMPLES...

DE ACORDO COM O NOBRE SÁBIO SALSICHA:

CLOWN É PALHAÇO, PALHAÇO É CLOWN

não sei onde tudo isso vai parar...quando decidirem a serem o que são me avisem para quem sabe rirmos juntos do egocentrismo que se vê presente e ainda não notado...

É muito comum chamarem-nos de palhaço na rua.

Mas tem dois "chamados".

O "chamado" de uma criança(ou mesmo adulto) querendo receber alegria e aprender através arte;

E o "chamado" de uma pessoa sarrista, maliciosa, sarcástica, ou provocante, quer chama-nos "Palhaço" para ofender, tentar irritar, ou tentar ser como nós: Engraçado.

Palhaço tudo igual dá no mesmo...conceito é conceito!?

kkkkkkkkkk nesse caso, conceito é concept...

Todo clown é palhaço, nem todo o palhaço é clown

Para os que estão em estudo, não tenham medo chamar palhaço ou clown não vai ser ofensa nem para o do circo, nem para o do teatro, somente pra quem estiver no trânsito...

Nenhum comentário: