Páginas

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Energia Total


O Palhaço Xuxu esteve ontem, dia 17, na praça do Teatro Carlos Gomes apresentando o espetáculo "Silêncio Total Vem Chegando o Palhaço". Num fim de tarde com ameaça de chuva, o artista trouxe a magia do circo e da poesia para o Centro da cidade.

Impressionante o brilho nos olhos do Xuxu. Energia pura! É um palhaço que faz mágica, fez um adulto desaparecer; hipnotiza, toca acordeon, é meio impaciente, os assistentes mirins não tiveram moleza; é equilibrista, poeta, declamou a declaração do riso da Terra*; ultra-vaidoso, "fico bonito assim?!" ou "pode aplaudir" eram frases ditas com frequência; e ainda brinca de monociclo. Como bem lembra o Charles também é solteiro, tá escrito até no documento dele.


Baita aprendizado. Valeu Xuxu!


*"... Cultivemos o riso. Mas não um riso que discrimine o outro pela sua cor, religião, etnia, gostos e costumes. Cultivemos o riso para celebrar nossas diferenças. Um riso que seja como a própria vida: múltiplo, diverso, generoso. Enquanto rirmos estaremos em paz." (trecho da declaração)


quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Criança é criança, não importa o lugar


Outro dia no ônibus, uma criança perguntou quando eu voltaria de palhaço (Juvenal já foi duas vezes dentro do ônibus no trajeto Indaial - Blumenau).

Eu já estava sentado. E a criança, na verdade um menino, estava em pé.

Sem mais delongas, ele me convidou para sentar lá na frente, onde havia dois assentos disponíveis. Confesso que eu amei isso. A tranquilidade do menino ao me convidar e sua curiosidade em querer saber mais sobre o Juvenal - isso me contagiou.

E eu fui, todo feliz, sentar com o menino, que me bombardeou com várias perguntas. Adorei.

Algumas das perguntas:

- Se eu trabalhava como palhaço?
- O que o Juvenal sabia fazer?
- Se eu participava de festinhas?
- Quanto eu cobrava? (capitalismo não poupa ninguém)
Prometi que o Juvenal apareceria novamente, dentro do ônibus da linha Indaial - Blumenau.

Esse é o legal de ser criança (uma das coisas legais melhor dizendo) - se a criança está curiosa com alguma coisa, ela pergunta e vai atrás, sem se preocupar com o que os outros vão dizer ou pensar dela. E isso é ótimo.

Palhaços e crianças têm muito em comum. Ambos são curiosos, ambos não se preocupam com as opiniões alheias, ambos fazem o que querem fazer. E se der certo ou errado, vão perceber isso depois.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Os espelhos são poucos (ou as páginas e praças pelo caminho)



O que inspira o artista de rua? Sentem frio? Fome? Como enfrentam a solidão e o cansaço? O que carregam na mochila?
.
Se na pele eu sentir, guardarei a resposta. Mostrarei a cicatriz e depois um largo sorriso. Apontarei para o horizonte. Aquele que costumamos ignorar.
.
"O que ele faz nos basta: resiste e luta. Quase nunca vence, mas nunca é derrotado: segue para outros rumos, para outras aventuras; e, se não encontra salvação - nem chega a salvar realmente a ninguém -, deixa-nos um legado importante e fecundo: o de que a luta é necessária e de que só através da luta comporemos ou manteremos a dignidade e condição humana." (trecho pág. 137)